SÓ PELO AMOR SERÁ SALVO O HOMEM

 

Esta máxima do Senhor Jesus de Nazareth, resume, em si mesma, toda a Sua Missão.

Efectivamente, ao dizer que somente pelo Amor se pode o homem salvar, ilustra e fala do Preceito Fundamental da Lei de DEUS, dessa Lei que se aplica a tudo e a todos nos Universos infinitos, posto que tudo e todos se encontram integrados nela própria.

Se bem repararmos, isto é, se estivermos bem atentos ( ver com olhos de ver ), a esta advertência ou a esta afirmação que Ele nos dita de forma categórica, concluiremos que ela vai, sem engano, ao encontro do próprio Decálogo ( Dez Mandamentos ), entregue a Moisés no Monte Sinai, 1.500 anos antes da vinda do Cristo.

Daí dizermos que DEUS sempre falou aos homens através de outros homens.

Daí também afirmarmos que o homem, sendo fruto da criação de DEUS, não deixa de O ajudar numa acção constante e infinita, sempre que a evolução de seus semelhantes estiver em causa, pois tal é o escopo último de acções missionárias, inscritas que sejam dentro desse Amor Divino que devemos uns aos outros.

O primeiro preceito de tal Decálogo diz-nos que devemos AMAR o Senhor nosso DEUS, acima de todas as coisas, em Espírito e em Verdade.

Como se vê, somos imediatamente requeridos para AMARMOS a DEUS consciente e responsavelmente, por forma a que nada possa ser obstáculo ou sobrepor-se a esse Amor.

DEUS está e deverá sempre situar-se, para nós, acima de tudo. E assim é, pois que, sendo DEUS o Criador, tudo vem, pois, d' ELE. Logo ... nada poderá situar-se ou estar, acima d ' ELE.

Por sua vez, o chamado Mandamento Novo do Cristo, convoca-nos para Amarmos o próximo como a nós mesmos.

Este Amor que devemos ao nosso próximo, conjugado ao Amor que devemos a DEUS, é, como já afirmámos em outro momento deste Elucidando, não somente a pedra angular da Missão do Cristo, como também a própria síntese dos aludidos Dez Mandamentos. Toda a nossa existência, aprimoramento e evolução espiritual se resume e depende, afinal, do AMOR.

Justifica-se, assim, a máxima ou o aviso de Cristo:

" Só pelo AMOR será salvo o HOMEM ! "

Dissemos que esta máxima do Cristo, em si mesma, é o próprio resumo de Sua vinda a este Plano terreno, o qual se encontra sob Sua Jurisdição Espiritual.

Sim ! Efectivamente, se atentarmos nos Preceitos que advêm da simplificação dos Dez Mandamentos, obteremos dois:

1.º - Amarás o Senhor teu DEUS acima de todas as coisas, em Espírito e em Verdade. "

2.º - Amarás o teu próximo como a ti mesmo, pois tal é a Lei e os Profetas. "

Donde resulta, como resultado final, a citada máxima Crística:

- " Só pelo Amor será salvo o Homem ! "

São, assim, os requisitos fundamentais para que se verifique e efective a nossa salvação ! É uma outra Tríade que resulta desses dois Mandamentos e que nos leva a DEUS, através do Caminho, da Verdade e da Vida, que o próprio Cristo assume, encarna e cumpre em si mesmo.

Cristo ao ter-nos oferecido e identificado o Caminho, deixou-nos através do Seu soberano exemplo, todos os meios de que carecemos para podermos alcançar o Reino anunciado, uma das moradas que existem na Casa do Pai, que Ele nos veio e soube, também, anunciar.

Ao fim e ao cabo, se Ele de tudo não teve tempo para nos falar, falou-nos porém, do essencial, do bastante, para que soubéssemos meter pés ao caminho, em ordem a encontrá-lo e seguí-lo ... até ao PAI.

Olhando, porém, em nosso redor, volvidos que são 2.000 anos após a Sua vinda e Seu máximo exemplo, vemos, infelizmente, uma civilização pouco Crente, pouco Crística, pouco interessada nos Seus Valores e nos Seus Princípios, que são, afinal os do PAI ETERNO, desse DEUS Uno e Indivisível, desse DEUS todo poderoso que tudo pode, tudo sabe, tudo vê, tudo regista, tudo AMA.

Religiões houveram que lutaram, com ou sem diplomacia, umas contra as outras, numa disputa temporal e de poder inconsistente, afirmando cada uma delas ser a única para poder falar e anunciar DEUS, nem que para isso recorressem à mentira, à farsa, à hipocrisia, à dogmática, à violência, à morte !

Vejam-se e analisem-se as chamadas " guerras santas ". Santas !? Em quê ?

Vejam-se as mortes que resultam de ataques bombistas, de banditismo, de actos de guerrilha, levados a cabo por Irmãos nossos que afirmam ( ousam afirmar ), defender a Justiça ! Que Justiça ?

Que DEUS ou que CRISTO seguirão eles ?

Vejam-se e analisem-se as Cruzadas de ontem, pelas quais se impôs pela via da força, da baioneta e da morte, o que DEUS ... nunca impôs a ninguém.

Irmãos contra Irmãos, como se a DEUS se chegasse através do ódio, da guerra e da morte.

Esquecem-se todos esses, que DEUS é VIDA, Amor, Misericórdia e Justiça.

Esquecem-se que a DEUS se chega por duas únicas vias: a do AMOR e a do PERDÃO, ambas anunciadas e exemplificados por CRISTO, mesmo nos momentos derradeiros, do alto de Sua Cruz!

Loucos ! Simplesmente loucos !

Loucos ... que se apresentam como seus ministros, cultivando, porém, em seu manifesto interesse, a ignorância no Povo, em vez de lhe promover ensino vivificante que lhe dê Sabedoria e Vida.

Loucos ... que se anunciam testemunhas do Cristo, quando, em verdade, cegos são perante a Sua Mensagem, a Sua Doutrina, o Seu ensinamento, omitindo e perseguindo os que, efectivamente, a Boa - Nova anunciam !

- " Um dia conhecereis a Verdade ... e ela vos libertará " ! Disse Jesus.

Verdade ... que é a Sua Vinda !

Verdade ... que é a Sua Vida !

Verdade ... que é o Seu Amor !

Verdade ... que é o Seu Perdão !

Verdade ... que é a Sua Palavra !

Verdade ... que é o Seu Exemplo;

Verdade ... que é a Sua eterna doação;

Verdade ... que é a Sua Mensagem e a Sua Doutrina;

Verdade ... que é a Ciência dos Espíritos;

Verdade ... que é o Consolador ( Espiritismo ), prometido pelo Senhor Jesus;

Verdade ... meus Irmãos, que é tudo o que JESUS nos ensinou e recomendou !

Em uma outra Mensagem, ilustrámos uma situação vivida pelo nosso Irmão Eurípedes Barsanulfo, quando, ainda encarnado neste Plano terreno, através de seu desdobramento, com Jesus teve encontro, vendo e sabendo, então, porque razão Ele CHORAVA !

CHORA, conforme Ele próprio lhe disse, por todos aqueles que conhecem o Evangelho mas que ... não o sabem praticar !

Hoje, como ontem, é abandonado !

Hoje, como ontem, é esquecido !

Hoje, como ontem, é vendido !

Hoje, como ontem, é negado !

Hoje, como ontem, é crucificado !

E, no entanto, nunca tantos sinais do Alto nos foram oferecidos. Sejam eles de ordem mediúnica, sejam eles provindos da Mãe Natureza que nos adverte, mesmo pela DOR merecida, de como é Justa ... na reposição do equilíbrio.

Mas ... quem olha para a frente e para o Alto ?

Quem ?

===///===

 

" MAS A LEI DE DEUS PROSSEGUE NO MESMO PASSO, ACIMA DAS TEMPESTADES HUMANAS E, NOS GRANDES MOMENTOS, SALVA SOZINHA O EQUILÍBRIO ! "

Sua Voz, em "A Grande Síntese"

 

===///===

" ISTO VOS ORDENO: QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS ! "

Jesus de Nazareth

===///===

" SÓ PELO AMOR, SERÁ SALVO O HOMEM ! "

Jesus de Nazareth

===///===

 

Que todos se amem e se respeitem, na certeza de que:

Só uma Doutrina Ele aqui anunciou e deixou !

Só de uma Verdade Ele aqui falou !

Só de uma Justiça Ele elucidou !

Só de um DEUS, o PAI, Ele ensinou !

Porque, em verdade, um único DEUS existe !

Que nunca, em nenhuma latitude, os interesses terráqueos se sobreponham à Lei de DEUS e, muito menos, a ELE próprio.

Aproveitai devida e conscientemente esta vossa actual Encarnação terrena, sem nunca olvidar que sois Filhos de DEUS, irmãos de Cristo, bem como de toda a Humanidade.

Sois, portanto, filhos da Perfeição, da Luz, do Amor e da Vida ! Sois, então, Perfeitos, Luz, Amor e Vida ! Sim ! Isso vós sois ! Aceitai e vivei em sua conformidade !

Se na Terra estais encarnados, se estacionais em seu círculo espiritual em busca de evolução e/ou reparando, quiçá, algumas das dívidas de vosso passado, amanhã, consoante seja vosso mérito e evolução, alcançareis Encarnar em Mundo(s) superior(es), tantos são eles neste vastíssimo Universo que habitamos.

Olhai o Mundo ( a Mãe Natureza ) com todo o respeito que ele ( ela ) vos merece, posto que não sois seu senhorio, mas sim ... seu inquilino. Nada do que aqui encontramos é nosso ou ... nos pertence. Nada !

A Vida, por sua vez, olhando a extensão da fila de Almas que aguardam por um novo corpo físico, é uma benção Divina que, por tais motivos, dificilmente se obtém. Aproveitai, então, todo o Tempo que DEUS vos concede, por forma a poderdes estudar essa mesma Vida, ver o que ela tem de mais puro, a fim de compreenderdes quem sois, de onde viestes, porque estais aqui, bem como para onde podereis ir, consoante sejam os vossos efectivos pensamentos e actos.

Lembrai-vos sempre das sábias palavras do Cristo:

- " A cada um se dará, conforme for o seu merecimento ! "

Nada nos chega, nada nos é dado, sem mérito. Nunca isto esqueçais !

Não importa quem fostes ( fomos ) ontem ! Importa quem sois ( somos ) hoje; que Caminhos percorremos nestes Tempos de renovação, de transmutação planetária.

Por isso, seguindo as Pegadas do Divino Mestre, também nos cumpre dizer-vos: ORAI E VIGIAI, porque chegados são os TEMPOS !

 

Que a Paz e a Luz vivifiquem em vós !