P R E F Á C I O
Foi com surpresa que recebemos o convite de Álvaro de Jesus para prefaciarmos esta obra. Antes de mais, contudo, convém dizer-se que o Álvaro é um Amigo e é um Homem Bom em busca constante da Verdade, dessa Verdade que, desde sempre perturbou o Homem e o obrigou a procurá-la e a expressá-la das mais diversas formas. Essa busca nunca deixará de existir enquanto existir o Homem e, só por si, já é um contributo para a Felicidade Humana.
Quando há cerca de 35.000 anos, em "Lascaux", o homem pré-histórico desenhou imagens de animais nas grutas, estava a expressar a sua experiência e crenças. As respostas às perguntas simples, mas avassaladoras Quem Somos ? Donde Vimos ? Para Onde Vamos ? sempre foram alvo de buscas incessantes pelo Género Humano. Homens houve que caminharam muito dentro deles próprios e tentaram transmitir aos outros o resultado das suas reflexões. É certo que as "respostas" foram e serão sempre polémicas porque o ser humano tudo quer racionalizar, tendo dificuldade em simplesmente sentir e estar em Paz.
Esperamos sinceramente que esta obra escrita tendo o bem por fim, ajude todos os que a lerem a melhor se conhecerem, a encontrarem o Caminho que os conduza à sua Verdade, ao Amor e, consequentemente à Paz Interior.
Porto, Agosto de 2001
Maria José Baganha
Virgílio Neiva