AMAI-VOS UNS AOS OUTROS
Quando o Senhor Jesus nos requereu ( ordenou ), para que nos amássemos uns aos outros como Ele nos amou e ama, mais não estava senão a dizer-nos ou a informar-nos de que, na LEI Suprema de DEUS PAI, o seu conteúdo substantivo se chama: Amor.
O Amor é, assim, a Lei Fundamental de todo o ordenamento jurídico Divino. Quer isto dizer que, o Homem ... enquanto não conformar sua existência, isto é, enquanto não se auto regulamentar por tal Preceito, dificilmente deixará de sofrer as naturais consequências, provindas dessa Lei Justa e Eterna, identificada em capítulo próprio, como Lei de Causa e Efeito.
O AMOR Divino, esse Amor leal, incondicional e desinteressado que devemos ter uns pelos outros é, assim, segundo a Mensagem do Senhor e Divino Mestre Jesus, a única forma de nos podermos apresentar como Seres Livres, ou seja, verdadeiramente independentes, Senhores de nosso livre arbítrio, bem como de nossa efectiva Grandeza Espiritual.
A contrário, tudo o que não se situar dentro deste Sentimento Valor, é ainda, infelizmente, fruto de nosso atraso, deficiência e negativo, o que significa tão somente, nossas próprias Trevas e nosso próprio sofrimento em futuras vindas, o mesmo será dizer, em nossas próximas encarnações, pois que nada se encontra fora do alcance da Lei de DEUS !
Repetimos ou relembramos que todo o nosso sofrimento pode ter duas efectivas e concretas Causas:
- Uma, a mais Divina, estarmos em Missão e, aí, todo o nosso sofrimento serve para darmos testemunho de como devemos conformar nossa existência, em ordem a ser modelo de resignação, e granjearmos mais mérito ou mais Direito à Luz e Eternidade com DEUS;
- A segunda, a verdadeiramente sofredora e difícil, por estarmos, não a dar qualquer exemplo, mas sim a sofrer o ' troco ' de nossas anteriores dívidas, traduzidas no mal que causámos a outrem, qualquer que ele seja, isto é, qualquer que seja esse nosso Irmão credor.
Por isso, somente por ignorância se pode vociferar contra DEUS sempre que nos acontece algo de penoso. Esquecemos, tão simplesmente, que tal mal ou sofrimento advém de nossos erros e que o mesmo nos é providencial, pois que, através dele e a nosso pedido, estamos limpando nosso Carma espiritual, ou seja, estamos limpando nosso corpo espiritual, por acumulação de crimes perpetrados ao longo de nossas anteriores existências.
Não foi, pois, por acaso ( o acaso não existe ), que o Senhor Jesus nos convidou a ser Bem Aventurados.
Nunca falou sem sentido ! Sempre soube, dado ser quem é, o que dizia e, sobretudo, porque o afirmava. Pena que não tenha sido traduzido em concreto, nestes últimos 2.000 anos.
Sim, é pena, porque se o tivesse sido, hoje, neste Plano Terreno de azul vestido, teríamos PAZ e HARMONIA entre os Homens, em vez de termos isso que por aí campeia: toiradas de morte, guerras estúpidas, caça, nomeadamente às rolas ( ??? ), tabaco, droga, prostituição, atropelos à Verdade, fugas à Justiça, enfim ... uma verdadeira chaga humana !
" Amai-vos uns aos outros como Eu vos AMO ", nos ordenou o Divino Mestre.
E nós ? O que é que temos feito nas nossas continuadas vindas a esta morada do Pai Celeste !? Amamos ? Quem !? Como !?
Todos numa luta, nem sempre cega ... é verdade, mas, quase sempre mais preocupados com o terráqueo, com o finito, do que com o ETERNO !
De quem é a culpa por se dar mais ênfase à matéria que ao espiritual ?
Todos sabemos que isto ... não é nosso, mas ... sempre a eterna ilusão, a famigerada vaidadezinha, quiçá um certo orgulho descabido, que só promove trevas ... em vez de LUZ !
Porquê !? Que mais seria necessário ao Cristo de DEUS fazer ou sofrer para que Nele acreditássemos e O seguíssemos fielmente !?
Para muitos, falar do espiritual ... é falar, ainda, de coisas de bruxos !
De bruxos !? Não darão conta, esses que assim falam, de que estão apelidando o Senhor JESUS, face ao que Ele disse e fez, de Bruxo MOR ? Atrever-se-ão a tanto ?
Foi Ele Bruxo !?
Não ! Direis vós ! Então, se isso Ele nunca foi, porque se apelida de bruxo todo aquele ou aquela que fala do Espírito, do Espiritual, ou ... inclusive, todo aquele ou aquela que vem com dons de mediunidade, se o próprio Senhor Jesus foi o Médium dos Médiuns ?
Sou Cristão Espírita ! Sim ... isso eu sou ! Pois não sou seguidor do Cristo !? Pois não falou Ele do espírito !? Que deveria ser, então, a não ser isso ?
Não deveríamos todos nós, ser isso ? Pois não foi para nos elucidar sobre as questões da espiritualidade que o Messias aqui veio ?
Não deveríamos defender - sendo Espíritas - com melhor conhecimento de causa, a Filosofia, a Doutrina e a Religião que Ele aqui tão sofredoramente apresentou e defendeu ?
Tudo isso que é, afinal, chamado: Espiritualidade Maior.
Pois não somos nós espíritos !? Ou será que temos MEDO ? De quem ? De nós próprios !?
" Amai o Pai acima de todas as coisas em Espírito e em Verdade, e Amai-vos uns aos outros como Eu vos AMO ", nos soube Ele pedir docemente, inclusive, de Sua CRUZ.
De onde, dando-nos o supremo exemplo, soube pedir ao PAI nos perdoasse, arguindo que não sabíamos o que estávamos a fazer.
Dois simples preceitos que, teimosamente e para nossa infelicidade, nos custam tanto, ainda, a cumprir !
Quem é Grande e Divino e, quem é que é, ainda, pequeno ?
Se, num simples semáforo ao cair a luz verde, o condutor que estiver na primeira linha não arrancar, de imediato ouvirá um coral de buzinas. Porquê ? Será isso civismo ? Onde está a compreensão, o humanismo e a tolerância para com os mais limitados ?
E, porquê tanta pressa ?
" Amai-vos uns aos outros "
Quem O ouviu ? Quem O ouve ? Quem O cumpre ?
Vivemos em Portugal nova quadra de Natal. Comemora-se e festeja-se um nascimento.
De quem ?
Porque teria vindo o Cristo a este plano de tão baixas vibrações, nascendo numa manjedoura ?
AMOR às crianças ? Sim, sempre !!! Mas ... o que é que se está a fazer a essas crianças ? Estamos a ensinar-lhes que Valores, agindo como agimos, nesta corrida desenfreada, procurando dar-lhes o fútil, o acessório, em vez do essencial ?
Cuidar dos mais necessitados, dos doentes, dos órfãos, dos velhinhos ? Sim, sempre ! Mas ... será que o fazemos Cristicamente, sem nenhum interesse terráqueo ?
Onde moram a CARIDADE PURA e a FRATERNIDADE CRÍSTICA !?
Será que os bens Divinos alguma vez estiveram à venda ? DEUS, porventura, alguma vez nos vendeu alguma coisa ? Porque se vendem, então, ORAÇÕES ?
Comércio ? Com que direito se negoceia Bens que não são de nossa propriedade ?
Não matarás
! Foi a ordem imperativa de DEUS a Moisés há 3.500 anos.Deixámos de matar !?
Naquele tempo disse Jesus aos seus Discípulos, etc. etc.
E hoje ? O que é que Ele nos diz ? Será que foi de férias ? Será que se ausentou de nossas vidas ?
Meus Amigos e meus Irmãos:
Decerto que gostais menos desta Mensagem, dado que, nela, estou a ser mais rigoroso, mais autêntico ! Ao afirmar-me assim, situo-me entre vós ... ainda pecador, porque ... ser-se SANTO, custa muito ! Mas ... ao assumir-me como me assumo, espelho maior preocupação e, por força dessa maior preocupação, mais responsável me apresento também. Correcto !?
Vede Timor, Kosovo, Irlanda, Tchétchénia, Angola, Biafra, Argel, Nagorno, Médio Oriente e todas as demais formas de violência que por aí existem. São o quê ? Reflectem e são sinal de quê ? De Elevação espiritual ? Ou, pelo contrário, traduzem e são espelho de baixeza, de trevas, de Anti-Cristo, de MORTE ?
Digam-me ! São sinal de quê ?
As páginas da História mentem ? Contêm elas somente grandeza e alegria ? Não há nelas nenhum sangue, sobretudo de inocentes ?
Que grandeza é a do Homem ?
Porque não sabe ele construir e viver em PAZ ?
Direitos do Homem ! Onde estão ? Quem os defende, verdadeiramente ?
Quem FALHOU e FALHA ainda, após 2.000 anos ?
A contrário, quem é que se deixou IMOLAR na CRUZ, por AMOR a todos nós ?
Quem ?
Conseguis responder ?
Estamos no mês de Dezembro do ano de 2000. Aproxima-se novo século e novo milénio. Muito se disse e escreveu já sobre este TEMPO de fim de ciclo terreno, mas só o PAI e muito poucos sabem, em concreto, o que é que vai acontecer a este belo planeta azul, nossa morada evolutiva, que, apesar de nossas boas intenções, não nos cansamos de ofender e tornar cada vez mais impróprio para consumo.
Somos seus donos ? Seremos donos de alguma coisa ?
Não nos é tudo concedido por DEUS, por empréstimo ?
Amamos e respeitamos o que o Criador nos oferece de Graça ?
Amamos a Deus e amamos o nosso próximo, como devemos ?
Deixo-vos, como fim desta Mensagem, uma outra, escrita no primeiro trimestre do ano de 1999.
Nela vos ofereço uma nova parábola. Pesa, por força disso, sobre meus ombros, maior responsabilidade.
Quando a redigi por intuição, foi-me autorizado revelar que nome tive no tempo físico do Divino e Amado Mestre Jesus. Porém, aqui, ocultarei esse meu nome. Faço-o porque sei que muitos não acreditariam nessa revelação, que, para mim, tem outro nome. Chama-se: Graça Divina.
Sim ! A grande maioria desta Humanidade, nem sequer sabe que encarna e desencarna, para voltar a encarnar, século após século, até atingir sua perfeição ética, moral, espiritual.
Que esta nova parábola vos faça meditar o suficiente, em ordem a que possais iniciar um novo rumo em vossas Vidas, a menos que o Cristo tenha vindo em vão para vós. Se, para vós, Sua vinda foi sem sentido, então, que a LUZ, de vós, se compadeça.
Eis a Mensagem:
Caríssimos:
Muita Paz !
Imaginem, mentalmente, uma grande sala de aula esgotada de alunos, verdadeiramente interessados em compreender o tema preleccionado, que se debruça sobre a Espiritualidade Maior, à luz da Mensagem e Doutrina do Cristo de Deus, o Senhor Jesus de Nazaré.
O Professor, preparando a aula e antes do seu início, desenhou no quadro negro uma grande escada, cujo número de degraus se apresenta indefinido, pois que seu cume se subsume numa Luz irradiante, deixando desde logo antever que seu termo acontece ou se verifica dentro da própria Luz: DEUS.
Na base dessa escada e preparando-se para a subir, encontra-se uma multidão de Pessoas, devidamente ordenadas e disciplinadas pelos Guias de cada uma, envoltos em Luz e igualmente desenhados, por aí se encontrarem em missão de amparo Fraternal.
Vêem-se, ainda, muitas outras Pessoas subindo a escada, posicionadas nos seus mais diversos degraus, oferecendo a todos os que as olham a bela imagem de que, quanto mais alto se encontram, mais felizes estão.
É grande a azáfama dos Guias na base da escada, já que ninguém inicia a subida sem prévia autorização. A tais Guias cabe a responsabilidade da ordem, disciplina e amparo, bem como a tarefa de orientar todos os que possuem autorização para subir.
No topo, nessa zona que mergulha na Luz irradiante, vêem-se os vencedores, os que conseguiram chegar ao cimo, à LUZ, a DEUS, apesar dos muitos trabalhos, dores e sacrifícios vividos durante a subida ... degrau a degrau.
A todo o comprimento da escada, ou, dito de outra forma, durante todo o percurso da grande subida, com olhos irradiando Paz e Amor, está o Divino Mestre, informando a cada um, sobretudo aos mais novos, que cada degrau subido significa um ganho real, isto é, uma Encarnação ganha na Terra.
Vai elucidando, nesse Seu gesto amoroso sem cessar, que a escada simboliza tão somente a própria Terra e que esta, afinal, mais não é senão, que uma grande Escola onde se vem muitas vezes, em ordem a conseguir-se evolução espiritual, tão necessária à comunhão com o Pai, isto é, tão necessária a poder-se viver nas Altas Esferas Espirituais, nesses Planos Superiores da Vida, onde somente a Paz e o Amor Divinos existem e reinam.
Caríssimos Amigos e Irmãos. Sim ! Amigos e Irmãos:
Que esta parábola que hoje vos apresento, vos sirva para compreenderdes parte da Verdade Crística, tão fantasiada que está por uns, como tão aviltada foi e está por outros.
Efectivamente, cada degrau, significa uma Encarnação terrena, pois somente pela Teoria da Reencarnação se pode compreender e aceitar a Lei de Causa e Efeito ( Lei Cármica ), e, por ela, a Justiça Divina, essa Justiça que tarda, mas que nunca falha.
Pensai Alto ! Pensai que o Cristo nunca se ausentou da Terra, nem de vossas vidas, e que em 13 de Fevereiro de 1999, disse, entre outras coisas, por minha mediunidade psicofónica, a alguns desses que estão subindo a escada:
- " ... Não me façais chorar mais " !
Que cada um de vós que me lê, se responsabilize e cumpra, efectivamente, os dois Grandes Mandamentos ( Preceitos Divinos ), que aqui Ele deixou há 2.000 anos, a saber:
1º. - Amar o Pai, acima de todas as coisas, em Espírito e em Verdade.
2º. - Amar o nosso próximo como a nós mesmos, porque esta é a LEI !
Por minha responsabilidade vos informo que, quem isto fizer, será Luz e terá a Vida Eterna.
Trouxemos nós, nesta Reencarnação, a missão de reconstruir a ‘ Igreja do Caminho ‘. Do Caminho, não por se situar na estrada que ia para Belém, como há 2.000 anos, mas por JESUS ser, Ele mesmo, O CAMINHO.
Quando esse Tempo chegar, dela sabereis. Até lá, a todos pedimos Fé e Humildade, em Cristo. Somente assim nos poderemos apresentar como verdadeiros Filhos de DEUS.
A todos mais peço, que tudo façais dentro da Humildade que nos eleva, fruto que imana desse caminho que o Senhor Jesus a todos indicou, desde a manjedoura até ao Calvário. Ele nos deu ( soube dar ) todos os exemplos.
Ficai em Paz e que a Luz ilumine vossos caminhos, por forma a encontrardes o verdadeiro RUMO que vos transporte ao Criador, nosso PAI.